Esperança para os homossexuais

Na palavra de Deus encontramos ensinamentos claros sobre a homossexualidade que devemos levar em consideração ao tratar desse complexo assunto.

Estamos vivendo no meio de uma impressionante revolução moral. Está na moda assumir uma atitude tanto permissiva como atrevida em relação à moralidade. Predomina hoje a falta de reverência a Deus e prolifera a falta de respeito pelo sagrado. Os valores morais sadios sofrem graves alterações.

A homossexualidade pode ser definida como a atração, com a consequente atividade sexual ou não, por pessoas do mesmo sexo. Quando isso ocorre em mulheres, é chamado de lesbianismo.

A homossexualidade tem sido tratada de formas diversas ao longo da história, da aceitação entre os gregos à rejeição em países sob valores judaico-cristãos. Hoje, porém, os homossexuais em muitos lugares exigem que seu estilo de vida seja aceito como normal. Em vários países há pressão sobre os tribunais para que lhes permitam adotar filhos. Eles querem ser professores em escolas públicas. E querem até se tornar pastores nas igrejas.

Como reagir a tudo isso? Como sempre, precisamos nos voltar à Bíblia, à Palavra de Deus. Nela encontramos ensinamentos claros sobre a homossexualidade que devemos levar em consideração ao tratar desse complexo assunto.

A. A homossexualidade é antinatural

Quando Deus criou a humanidade, criou homem e mulher. O relato bíblico da criação nos diz que os seres humanos têm uma identidade sexual específica: “E criou Deus o homem (…); homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27). Deus não criou homem e homem, nem mulher e mulher. A mulher não foi criada para si mesma, mas foi criada para outro. Esse outro é o homem. Os relacionamentos íntimos entre homem e mulher (marido e esposa) foram autorizados por Deus.

Em Mateus 19:4–5, Jesus nos ensina: “Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois em uma carne?” Essa palavra de Jesus reafirma o propósito original do Criador no que diz respeito às relações entre o homem e sua mulher.

Em Gênesis 3, lemos que a bela criação de Deus foi deformada pelo pecado. Um dos resultados disso foi que o belo plano de Deus para o relacionamento entre homem e mulher veio a ser danificado: o que era bom e harmonioso foi substituído por separação e afastamento. Tanto a rebelião quanto o orgulho causaram muita tensão entre os sexos. A queda do gênero humano no pecado resultou em adultério (Gênesis 26:10), violações (34:2), prostituição (38:15–18) e homossexualidade (19:4–7), entre outras coisas. Todas elas são desvios da formosa ordem estabelecida por Deus.

A Bíblia declara de modo muito explícito que a homossexualidade é uma conduta antinatural: “Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro” (Romanos 1:26–27). Sentir-se sexualmente atraído por alguém do mesmo sexo é anormal, viola a estrutura sexual básica estabelecida por Deus e é perversão. Não é algo natural.

B. A prática da homossexualidade é pecaminosa

A Bíblia classifica a prática homossexual como pecado. É uma infração da vontade de Deus. Uma interpretação óbvia de Gênesis 19 (a respeito dos dois anjos que vieram à cidade de Sodoma e entraram na casa de Ló) indica que a sodomia é uma perversão das mais graves (vv. 4–7). Em Judas 7, Deus indica que os vícios contra a natureza praticados pelos sodomitas trazem o castigo do fogo eterno.

Em 1 Reis 15:11–12, Deus elogia o bom rei Asa: “E Asa fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi seu pai. Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram”. É realmente incrível que hoje existam igrejas supostamente cristãs que aprovam tal abominação. A Bíblia é muito clara quando 5 indica que as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são abominação: “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é” (Levítico 18:22).

O Novo Testamento também condena toda atividade homossexual, sem exceção. Em 1 Coríntios 6:10, lemos: “Não erreis: nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas (…) herdarão o reino de Deus”. A palavra grega traduzida como “sodomitas” se refere a qualquer atividade homossexual.[i]

A verdade é que a atividade homossexual é um insulto a Deus.

C. A prática da homossexualidade tem cura

Há esperança para os homossexuais! Deus está disposto a perdoá-los, sejam homens ou mulheres. Deus pode mudar a vida deles, se realmente quiserem! Antes de se converterem, alguns dos cristãos de Corinto estavam envolvidos em atividades desse tipo, e Deus os libertou. Em 1 Coríntios 6:10, Paulo fala da homossexualidade (entre outros pecados), e acrescenta no versículo 11: “E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus”. Essas pessoas haviam abandonado a vida homossexual. Portanto, essa prática pode ser curada pelo poder de Deus!

A mensagem bíblica oferece esperança para os sodomitas. Para que sejam libertados, eles precisam reconhecer seu pecado e sinceramente desejar a libertação. Eles devem querer fazer o que é certo, de acordo com os padrões de Deus.

Alguns estudos têm mostrado que o comportamento homossexual é adquirido.[ii] [iii]Com a ajuda de Deus, tal comportamento adquirido pode ser corrigido.

Todo cristão maduro ama muito os homossexuais, pois crê que o sangue de Cristo pode perdoá-los e libertá-los desse pecado, assim como de qualquer outro pecado de qualquer pessoa. A Primeira Epístola de João capítulo 1 nos diz que “Deus é luz (…); o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (…) Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (vv. 5, 7, 9).

Sentimos compaixão pelos que são afligidos pela atração por pessoas do mesmo sexo. Entendemos suas lutas e agonias internas, bem como as rejeições que sofrem. Apesar da aceitação cada vez mais ampla, muitos ainda correm o risco de perder o emprego ou de serem rejeitados pela família por causa do modo como vivem. Também sabemos que todas as pessoas, inclusive as heterossexuais, têm tendências e impulsos tão depravados quanto os que têm comportamento homossexual.

Além do comportamento antinatural, há uma diferença básica entre a atitude da maioria dos pecadores e a de muitos homossexuais modernos. Muitos desses afirmam: “Minha homossexualidade é boa, não é indecente. Deus me fez assim. Deus aprova o jeito como eu vivo, pois ele é natural. Já é hora de me aceitarem como sou. E é hora de outros se juntarem a mim para proclamar que o viver homossexual é aceitável”. Os outros pecadores geralmente não afirmam isso em relação aos pecados que praticam. Por exemplo: a maioria dos adúlteros reconhece que o que fazem é pecado.

Deus ama o homossexual tanto quanto ama cada um de nós, mesmo que nossos pecados predominantes sejam orgulho, egoísmo, impaciência, gula, cobiça ou ódio. Cristo morreu em favor de cada um de nós. Portanto, convidamos a todo aquele cujo pecado predominante seja a prática homossexual a se juntar a nós ao pé da cruz em arrependimento sincero. Dessa maneira, todos receberemos o perdão dos pecados e o poder da ressurreição de Cristo para sermos libertados da escravidão dos pecados.

O homossexual declarado, ativo e implacável comete grande iniquidade, como o faz também qualquer adúltero, ladrão ou idólatra obstinado. Mas todos os que se arrependem e recorrem a Jesus Cristo para receber o poder a fim de mudar de vida receberão o perdão de Deus e serão reconhecidos como irmãos na igreja de Cristo.

Se você tem interesse, pensamentos ou atrações homossexuais, reconheça que isso é uma abominação aos olhos de Deus. Confesse seu pecado e vá a Jesus com fé e arrependimento. Que o Senhor Jesus ajude você a fazer isso hoje.

Se você quer ajuda espíritual, orientação ou explicação sobre o que Deus diz a respeito desse assunto e como resolver, entre em contato conosco. Deus ama você!

* * * * *

[i] O Dicionário Bíblico Strong define essa palavra como “alguém que se deita com homem e com mulher, sodomita, homossexual”.

[ii] Robert Knight, “Born or Bred? Science Does Not Support the Claim That Homosexuality Is Genetic”, Concerned Women for America; www.cwfa.org/images/content/bornorbred. pdf. Acesso em 16 de outubro de 2020.

[iii] A. Dean Byrd, PhD., Shirley E. Cox, PhD., e Jeffrey W. Robinson, PhD., “The Innate-Immutable Argument Finds No Basis in Science”, www.connellodonovan.com/not_innate. pdf. Acesso em 16 de outubro de 2020.

Dettagli
Lingua
Portuguese
Autore
Anônimo
Pubblicato
05/02/23
Argomenti

Torna alla Lista