Você está angustiado? Desanimado? Sente-se derrotado? Seus amigos o abandonaram? Você acredita que não vale a pena continuar vivendo? Sente que não há mais satisfação, esperança ou propósito na vida? Você só consegue pensar em suicídio como “solução” para seus problemas?
Você está angustiado? Desanimado? Sente-se derrotado? Seus amigos o abandonaram? Você se sente sozinho neste mundo tão frio e hostil? Você acredita que não vale a pena continuar vivendo? Sente que não há mais satisfação, esperança ou propósito na vida? Você só consegue pensar em suicídio como “solução” para seus problemas?
Jesus se importa com você de maneira muito especial. Ele é o Filho do Homem, o Salvador do mundo. Ele diz: “O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10). Ele também quer que lancemos “sobre ele toda a [nossa] ansiedade, porque ele tem cuidado de [nós]” (1 Pedro 5:7).
O diabo diz mentiras para que você acredite que não há solução para os problemas. Ao diabo aguarda a condenação da morte eterna, e ele quer que você sofra as mesmas consequências. Por isso, ele o tenta, para que você duvide do Deus justo e misericordioso que ama e cuida de você. O diabo quer fazer você acreditar que tirar a vida é acabar com os problemas.
Talvez você tenha falhado em alguma coisa importante e se considere um fracasso completo. Talvez seus supostos amigos o tenham abandonado. Talvez o vício em drogas, álcool ou em tabaco o tenha dominado. Em uma situação assim, pode parecer que não há outra solução a não ser suicídio.
Por que as pessoas tiram a própria vida?
Os bilhetes que alguns suicidas deixaram nos contam as razões. Neles vemos frustração, angústia, solidão e dor. Os estragos causados por divórcio, abuso de drogas e dependência de álcool estão levando muitos ao desespero. Em suma, quem comete suicídio se convenceu de que a morte era a única saída para os seus problemas.
No entanto, o suicídio é apenas a porta de entrada para mais problemas. Ao que comete suicídio esperam tormentos e angústias muito piores do que os desta terra. A pessoa que decide tirar a vida termina para sempre com todas as possibilidades de encontrar alegria, paz e felicidade. Ela nunca mais sentirá alegria!
Suicídio não é a solução!
Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).
Deus sabe que a vida humana pode se tornar amarga, sem sentido e vazia. Ele também sabe que o pecado pode enredar as pessoas com seus tentáculos, amarrando-as cada vez mais firmemente. Por isso, ele enviou Jesus Cristo para resgatar pecadores.
Jesus Cristo veio para resgatar você do pecado! Ele disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10). Jesus tem o poder de conceder a você vida, paz, felicidade e libertação.
E, uma vez libertado, você verá quanto vale a pena viver, pois experimentará a alegria de saber que seus pecados não o condenam mais. Ao mesmo tempo, você terá um objetivo na vida: trazer glória, louvor e honra àquele que o resgatou das garras do pecado.
Você quer encontrar liberdade? Você está cansado de seus pecados? Deseja viver uma nova vida? Então, clame ao Libertador celestial para que tenha misericórdia de você. Confesse que é um pecador e peça que o limpe com o sangue dele. Ele deu a vida na cruz para salvar você do pecado. Deus aceita somente o sangue de Jesus Cristo, seu Filho perfeito e inocente, como pagamento do resgate que liberta a alma dos homens. Aproxime-se de Deus com fé e peça-lhe que o perdoe de seus pecados por meio do sangue de Cristo.
E, assim, você poderá viver, viver de verdade! Deixará de servir a seus desejos egoístas e encontrará paz e alegria sob a direção de Deus. E se, em algum momento, você se sentir ameaçado pela angústia, seus irmãos na fé estarão sempre prontos para ajudá-lo, porque se importam com seu bem. E o melhor é que seu Libertador se tornará seu melhor amigo e estará sempre pronto para ouvir suas lutas e oferecer ajuda e encorajamento. Ele promete estar disponível toda vez que você o invocar.
O suicídio não é a solução para os problemas da vida. Pelo contrário, é o começo de uma eternidade de dor e sofrimento.
Esse assunto é realmente sério. Em 1 João 3:15 temos essa advertência: “E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele”. O suicídio é um assassinato tão real quanto um homicídio. O pior é que o suicida nunca pode obter perdão por seu ato de assassinato.
Em Hebreus 9:27, lemos: “Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”. Quando uma pessoa morre, sua condição diante de Deus não pode mais ser mudada. Como ela era ao morrer, assim será julgada diante de Deus. Se morreu tirando a vida, morreu como assassina.
A coisa mais trágica é que o suicídio é completamente desnecessário. Há, sem dúvida alguma, solução para os problemas. E ela pode ser alcançada agora mesmo, pela fé.
Jesus Cristo é a solução: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).
Prezado leitor, se você perdeu toda a esperança e está cansado da vida, peço-lhe por favor que busque uma Bíblia e leia o Evangelho de João. Você também pode entrar em contato com a editora.