Dinheiro. Pais ricos. Carro próprio. Miguel parece ser um jovem feliz, com um futuro brilhante. Mas ele não é feliz. Miguel acredita que tem a vida sob controle. Mas, na verdade, sem que ele perceba, ou sem que admita isso, sua vida está desmoronando.
Dinheiro. Pais ricos. Carro próprio. Miguel parece ser um jovem feliz, com um futuro brilhante. Mas ele não é feliz. Miguel é viciado em drogas. E não apenas em um tipo, porque, sendo de familia rica, ele pode conseguir qualquer tipo de droga. Ele mesmo disse já ter experimentado todas: heroína, cocaína, maconha, metanfetamina…
Miguel acredita que tem a vida sob controle. Mas, na verdade, sem que ele perceba, ou sem que admita isso, sua vida está desmoronando. Seu vício o tem aprisionado. Ele precisa de mais e mais drogas para passar os dias. E, sem elas, sua raiva é incontrolável.
Conheço Ricardo há muitos anos. Ele é um homem com uma surpreendente capacidade mental. Ele pode recitar passagens inteiras da Bíblia em várias versões, tanto em sua língua materna quanto em inglês. Ele poderia ter tido um bom emprego, mas mora na rua. Por quê? Bem, Ricardo tem um sério problema: ele é viciado em drogas. E talvez não seja certo dizer “é”, porque não o vejo há vários meses. Na última vez em que o vi, ele parecia estar morrendo.
Pobre Ricardo! É evidente que ele não é feliz. Quantas vezes nós, irmãos que convivíamos com ele, lhe estendemos as mãos! Mas ele dizia que estava bem. Dizia que não era escravo das drogas, que precisava delas apenas porque tinha problema de nervosismo. Ele se recusava a reconhecer que era dependente. Ele era um viciado pobre e falido; uma criatura miserável, despedaçada e destruída pelas drogas.
Por que as pessoas usam drogas? Por que Miguel as usa? Por que Ricardo as usa? O motivo comum que une Miguel, Ricardo e tantos outros viciados é que sua vida é vazia. Eles vivem com um vazio devastador, e andam procurando algo que o preencha…
Poderíamos nos perguntar: “Por que a vida de Miguel e Ricardo está vazia?” Bem, o mais provável é que seus pais não se preocuparam muito em ter um bom relacionamento com eles quando eram crianças. Quando os pais não cumprem a responsabilidade de manter um bom relacionamento com os filhos pequenos, estes são mais propensos a se envolverem em vícios quando forem maiores. (Preste muita atenção a isso se você é pai!)
Todos nós nos apegamos e nos vinculamos a alguma coisa. Deus nos projetou dessa maneira. É belo quando nos apegamos a ele e a nossos entes queridos! Mas que desastre quando nos apegamos a outra coisa, sejam as más companhias, drogas ou qualquer outro vício.
As drogas produzem uma sensação passageira de bem-estar ao imitar o prazer que sentimos ao realizar alguma atividade saudável (como comer ou passar tempo com os amigos).
As boas sensações advindas de coisas saudáveis trazem muitos benefícios. Mas as sensações de prazer produzidas pelas drogas trazem perigo de morte porque:
Segundo minhas observações, os viciados em drogas, especialmente os que usam inalantes, têm poucos anos de vida. O que eles usam é tão tóxico que afeta todo o corpo: os jovens parecem ser muito mais velhos do que são, porque seu corpo se desgasta rapidamente.
Devemos lembrar que somos responsáveis por cuidar do corpo e da mente. Deus deseja usar nosso corpo como um templo para si. Ele diz: “Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1 Coríntios 6:19–20). Além disso, ele diz: “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (3:17). É importante não ingerir substâncias que prejudicam o corpo.
As substâncias que causam efeitos adversos à mente devem ser evitadas, pois, em um estado alterado, o homem é muito propenso a agir de maneira inadequada. E aqueles que agem sob a influência de drogas são responsáveis perante Deus pelo que fazem, porque as consomem sabendo de seus efeitos.
Amigo, quero lhe dizer como você pode encontrar a alegria e a satisfação que tanto procura. Você pode encontrar tudo isso se arrependendo e crendo em Jesus. Jesus deseja preencher qualquer vazio que você sente. Não lhe será necessário procurar atividades ou substâncias que proporcionem esse falso sentimento de felicidade.
Além disso, em Jesus você não apenas poderá encontrar a felicidade, mas também enfrentar as dificuldades que existem. Já não precisará mais esquecer a realidade usando drogas.
Jesus lhe oferece:
Você pode obter isso sem a necessidade de usar qualquer droga. Jesus lhe oferece tudo isso se você se arrepender e segui-lo. E, ao final, você também terá vida eterna com ele.
Convidamos você a se entregar completamente ao senhorio de Jesus e a segui-lo diariamente, junto com outros irmãos na fé!
~Timothy D. Miller com Ronald Yoder
* * * * *
Curso bíblico gratuito Aproveite o curso gratuito por correspondência, O primeiro passo, um estudo do Evangelho de João. Envie seu pedido ao endereço da editora, ou inscreva-se online: www.cursosbms.org