O Senhor reina

O Senhor foi, é e sempre será Rei soberano sobre todas as coisas. Como Criador onipotente, rege toda a sua criação. No céu, é louvado como Criador com as palavras: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas” (Apocalipse 4:11). O Salmo 99:1 diz simples e poderosamente: “O Senhor reina”.

A rebelião contra o reino

Primeiro foi Satanás quem se rebelou contra o reinado de Deus, e depois o homem também. Com base nessa rebelião, a maioria dos homens atualmente não se sujeita à direção de Deus. Mesmo que você não se sujeite ao seu reinado de maneira voluntária, Deus sempre rege sobre sua vida e, no fim, todos hão de dar contas ao Senhor. O evangelho é a história de como Deus, por meio de Jesus Cristo, abriu um caminho pelo qual o homem pode se tornar um cidadão do Reino de Deus.

A restauraçäo do reino

Deus enviou seu amado Filho a este mundo convidando os rebeldes a se reconciliarem com ele. “Veio Jesus pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho” (Marcos 1:14-15). Aquele que de forma voluntária se arrepender e crer em Cristo submetendo-se a seu senhorio, tornar-se-á parte do Reino de Deus na terra. Jesus descreve seu Reino a seguir: “O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós” (Lucas 17:20-21). Assim, o Reino de Deus na terra está formado pelas poucas pessoas que escolhem crer no evangelho e se sujeitar à autoridade do Rei. Em sua oração ao Pai, Jesus disse o seguinte sobre as pessoas que compõem o seu reino: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou” (João 17:15-16). Ele disse também: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).

A esperança do reino

O apóstolo Paulo nos escreveu sobre o propósito do reinado de Jesus na terra, o qual regerá até quando vier o fim: “Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (1 Coríntios 15:24-28). Em Efésios 1:10, explica-nos que seu propósito para o reino é: “De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra”. Em Colossenses 1:20 nos diz o mesmo e acrescenta que a união de todas as coisas é mediante o sangue de Cristo.

No princípio, Deus criou tudo sob o seu reinado. Porém, Satanás e a raça humana se rebelaram e subverteram a paz e a bela relação com Deus. Jesus é o meio pelo qual podemos obter novamente a cidadania de seu reino que havíamos perdido. Portanto, esperam-se novos céus e nova terra onde mora a justiça e onde estaremos eternamente com o Pai (leia 2 Pedro 3:13).

Quando acontecerá isto?

Jesus nos advertiu muito claramente que a nós não nos foi dado o poder de saber quando será o fim: “E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder” (Atos 1:7); “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis” (Mateus 24:42 e 44).

Como será a sua vinda?

O Espírito Santo nos explica através do apóstolo Paulo: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; pois que, quando disserem: há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão” (1 Tessalonicenses 4:16-17; 5:1-3). Pedro o descreve assim: “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” (2 Pedro 3:10-13). O apóstolo João compara a vinda de Cristo com um rei da antiguidade que chegava a um lugar específico a fim de conquistá-lo: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama- se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o no me pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19:11-16).

Como será o seu futuro reinado?

Em Apocalipse 12:10-11, lemos sobre o canto de louvor que haverá no céu pela vitória e autoridade de Jesus Cristo em seu Reino: “E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.”

Apocalipse também descreve o reino que haverá depois que o Senhor destruir toda a maldade: “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” (Apocalipse 21:1-7). Note o que Jesus disse quanto ao futuro: “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo” (João 17:24). Sentimos grande emoção ao ler acerca dessa gloriosa esperança que temos de algum dia estar com nosso Rei no seu Reino eterno.

Como poderei fazer parte desse reino?

Para fazermos parte desse Reino futuro, só temos de entrar nele, nesta vida, submetendo-nos ao Rei Jesus (João 3:3 e 5). “Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2). Se não nos sub metermos à autoridade de Jesus, estaremos sujeitos ao reino inimigo e, por consequência, em rebelião ao reino de Deus. A Bíblia é bastante clara quanto ao fim daqueles que vive rem, neste mundo desagradando ao Criador e Redentor, longe do Reino dos céus. Diz em 2 Tessalonicenses 1:7-9: “E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna per dição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder”. Em Apocalipse 21:8 também nos explica o fim que qualquer pessoa praticante da maldade terá: “Mas, quanto aos tímidos, e aos in crédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”. Portanto, é imperioso que nos sub metamos hoje à autoridade de Cristo para podermos fazer parte do seu Reino não somente agora, mas também, no glorioso futuro.

تفاصيل
اللغة
Portuguese
مؤلف
Marcos Yoder
الناشر
Editora Monte Sião

عودة إلى القائمة