Quem é o culpado da corrupção?
“Já chega!”
“Diga não à mordida do leão!”
“Fora com os mentirosos!”
“A mudança que o povo precisa!”
“Acabemos de uma vez com a corrupção!”
Muitos clamam por justiça, lamentando a corrupção do governo. Os cartazes insistem em dizer que existem outras pessoas mais capazes que podem governar o país com justiça.
Mas tão logo acabam as próximas eleições, ou mesmo antes de concluí-las, ouvem-se os gritos novamente. “Corrupção! Fraude!”
Por que não conseguem acabar com a corrupção? Como podemos acabar com essa praga?
A mentira, o engano, a fraude e o roubo são prejudiciais. Mas a corrupção é mais do que somente uma coisa prejudicial ou inconveniente. É mais do que o desvio de verbas públicas e a falta de dinheiro para consertar as rodovias. É mais do que o fato de algum agente policial ser um bandido, mas que mediante a ajuda de alguns amigos influentes não perde seu cargo. É mais do que o engano planejado pelo presidente para manter sua posição.
Então, o que é a corrupção? O coração do homem afastado do seu Deus é a essência da corrupção! E de tal coração saem as ações corruptas que tanto repudiamos. Jesus disse:
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem (Marcos 7:21– 23).
Houve um tempo quando não existia nenhuma corrupção no coração do homem. Nossos primeiros pais foram criados perfeitos. Foram criados à imagem de Deus e desfrutavam de sua comunhão. Diferente do resto da criação, Deus lhes deu o livre arbítrio — a capacidade de escolher a quem dar sua lealdade.
Deus deu ao homem alguns trabalhos agradáveis. Também deu-lhe a oportunidade de provar sua lealdade para com ele; mandou-lhe que não comesse da árvore da ciência do bem e do mal. Além disso, advertiu-lhe dos resultados caso escolhesse desobedecer este mandamento. Teria que morrer (Gênesis 2:15– 17).
O que aconteceu depois? Gênesis 3:1– 5 nos diz que veio o tentador oferecendo ao homem uma alternativa em quem crer e em quem obedecer.
O tentador era astuto. Ofereceu ao homem algo verdadeiramente extraordinário, um avanço, algo do tipo a fazê-lo tão sábio como Deus. Adão e Eva escolheram dar ouvidos a esta oferta do impostor. Comeram do fruto proibido.
E o resultado? A corrupção. O homem já não era inocente, sem o conhecimento do pecado. Agora ele conhecia a emoção alucinante de tomar seu próprio caminho, sem se importar com o mandamento do Deus Todo-poderoso. A corrupção! A morte espiritual foi imediata. Houve separação entre o homem e seu Deus. Também foi imediato o início do processo da morte física nos seres humanos. Deu-se início a dor, a enfermidade e a tristeza. A corrupção!
Qualquer pessoa que escolhe desobedecer a Deus é culpado de pecado e corrupção. Deus colocou em nós a consciência; o entendimento de que existe o bem e o mal. Também nos tem dado a capacidade de escolher qual dos dois seguir. Podemos escolher amar a verdade e seguir o bem, ou aborrecer a verdade e seguir o mal. Se escolhemos amar a verdade e segui-la, somos livres da corrupção.
Mas se rejeitamos aquilo que sabemos que Deus quer que façamos já somos culpados da corrupção.
Amigo, será possível que você seja uma pessoa corrupta? Deus diz:
Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. Não há temor de Deus diante de seus olhos. (Romanos 3:10–12, 18).
A corrupção que existe no coração se manifesta em coisas comuns como os pensamentos impuros, a mentira, o ódio e a cobiça. A palavra de Deus explica quão corruptas são estas coisas:
Amigo, se você não anda em santidade, é uma pessoa corrupta de coração. E não é correto que culpe o governo de corrupção, quando seu próprio coração está cheio da mesma coisa. Também não deve se desculpar pensando que Deus vai ignorar suas faltas por causa das boas obras que você faz.
Todas as nossas justiças [são] como trapo da imundícia (Isaías 64:6).
Se você é honrado, vai reconhecer que pecou diante de seu Criador. Terá que dar conta da sua própria corrupção, não da corrupção do governo. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal (2 Coríntios 5:10).
Por acaso existe algum remédio para este problema? Sim, existe, mas não é um remédio delicioso, nem barato. Custou a vida do Filho de Deus. E para que este remédio lhe cure, você tem que morrer também — morrer totalmente para sua própria vontade. Não dá para acabar com esta corrupção tão somente votando em certo partido político.
A corrupção e seu remédio é uma questão pessoal e individual diante de seu Criador. Sim, é necessário uma mudança radical de governo… mas é uma mudança de quem governa em seu coração.
Jesus ordenou:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mateus 11:28).
Esta promessa de descanso é para você, se deseja uma vida limpa e justa, mas não encontra dentro de si o poder para realizá-lo (você já tentou, não é certo?). Não é para você se busca desculpas ou se deseja guardar um pouquinho de corrupção.
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós (1 João 1:8).
Você pode ser resgatado de sua corrupção por meio da fé no sangue de Jesus. Jesus morreu para resgatar você do poder de Satanás e dar a você vida nova. Jesus disse:
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo (João 3:7).
Este novo nascimento é o princípio de uma nova vida, uma vida de serviço a Deus.
A vida nova é um presente de Deus. Não se pode comprá-la nem merecê-la. Sua parte é se arrepender e se entregar completamente a Deus. A parte de Deus é dar a você um coração novo e o poder para vencer em cada tentação. Logo, cabe a você colocar toda diligência em ler e obedecer a palavra de Deus, e assim, acrescentar à sua fé o conhecimento para comprovar a vontade de Deus.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5:17).
Você não pode acabar com a corrupção do governo. Porém, Deus requer que o deixes acabar com a corrupção que existe dentro do seu coração!