Você admira a vida e a diligência das Testemunhas de Jeová? A Bíblia diz: “Examinai tudo. Retende o bem”. Notemos algumas perguntas referentes aos ensinamentos das Testemunhas de Jeová. Com as perguntas, analisaremos as respostas tiradas diretamente da Bíblia, que é a Palavra de Deus.
Meu amigo Andy participou por um tempo de estudos das Testemunhas de Jeová. Eles o ajudaram muito, segundo me falou. As lágrimas quase lhe brotaram dos olhos quando me contou seu testemunho:
— Desde a juventude, levei uma vida de vícios, sem Deus e sem esperança. Eu estava à beira do desespero quando as Testemunhas de Jeová bateram à minha porta. Graças a eles, minha vida mudou.
Após essa mudança, Andy continuou a frequentar aqueles estudos e também ia com elas de casa em casa, buscando converter mais almas à sua religião. Andy desejava ajudar os outros da mesma maneira como havia sido ajudado.
Andy admirava a vida das Testemunhas de Jeová, mas observou que muitos jovens perdiam a fé ao ingressar nas escolas públicas. Os filhos dele já estavam em idade de ingressar no ensino fundamental. Ele não queria perdê-los para o mundo do qual ele mesmo havia saído.
Então, Andy procurou a igreja onde eu me congregava e matriculou os filhos em nossa escola cristã. Foi assim que eu o conheci.
Você, como Andy, admira a vida e a diligência das Testemunhas de Jeová (também conhecidos por TJs)? Você recebeu ajuda espiritual delas? É certo agradecer àquelas que nos ajudaram, especialmente quando se trata de ajuda espiritual.
Talvez você as conheça e as admire. No entanto, a Bíblia diz: “Examinai tudo. Retende o bem” (1 Tessalonicenses 5:21). Isso é o que você deve fazer antes de se juntar a esse grupo religioso. Nesse caso, espero que você ache importante examinar tudo (a doutrina e a prática das Testemunhas de Jeová) com base no que a Bíblia diz.
Notemos algumas perguntas referentes aos ensinamentos delas. Com as perguntas, analisaremos as respostas tiradas diretamente da Bíblia, que é a Palavra de Deus.
Convidamos você a estudar a fundo a resposta da Bíblia a cada pergunta abaixo. Ore a Deus pedindo sua direção e sabedoria ao estudar a Escritura. Tome uma decisão baseada no que o Espírito Santo lhe revelar ao estudá-la. Então, você poderá saber, sem dúvida, que posição Deus deseja que você adote em relação aos ensinamentos das Testemunhas de Jeová.
De tudo o que o homem pode crer, há algo mais importante do que sua crença a respeito de Jesus Cristo? O apóstolo Pedro, porta-voz dos líderes da igreja no dia de Pentecostes, disse: “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome [a não ser o de Jesus] há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).
Lucas, o historiador e escritor inspirado, nos diz que o próprio Jesus Cristo disse aos apóstolos, em Atos 1:8: “Ser-me-eis testemunhas”, ou seja, testemunhas de Jesus Cristo! Por que, então, essas pessoas tão sérias e diligentes não se chamam “As testemunhas de Jesus Cristo”?
A principal razão é que elas não creem na divindade de Jesus Cristo; isto é, não creem que ele é Deus. Os TJs focam no fato de que o Pai é Deus e que se chama “Jeová”. Isso é verdade, e, portanto, estamos de concordo, pois a Bíblia diz isso.[i] “Porque eu sou o Senhor [Jeová] teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas. O Senhor [Jeová] dos Exércitos é o seu nome” (Isaías 51:15).
Mas o que a Bíblia diz sobre o Filho que se chama “Jesus Cristo”? Ele também é Deus?
Para responder a essa pergunta, vejamos duas passagens na Bíblia. A primeira aparece no Antigo Testamento, e a outra, no Novo. A primeira é uma profecia, a segunda relata seu cumprimento.
O profeta Isaías viu a glória de Jeová, e relata isso no capítulo 6 de seu livro. Ele viu que os serafins gritavam: “Santo, Santo, Santo, Senhor [Jeová] dos exércitos” (v. 3). Então, o mesmo Jeová a quem os serafins adoraram disse ao profeta: “Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado” (v. 10). Essa foi a profecia.
No Evangelho de João, vemos como essa profecia foi cumprida. O evangelista diz, em 12:39–41: “Por isso não podiam crer, então Isaías disse outra vez: Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, a fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, e se convertam, e eu os cure. Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele”. Leia os versículos anteriores e os posteriores a esses em João 12. Você verá que João aqui se refere a Jesus Cristo e afirma que Isaías “viu a sua glória e falou dele”!
Em resumo, Isaías 6:1–5 diz claramente que a glória que o profeta viu foi a glória de “Jeová dos exércitos”. E João 12:41, falando da mesma glória, a atribui a Jesus Cristo. João não faz nenhuma distinção entre Jeová e Jesus Cristo porque Jeová é Jesus e Jesus é Jeová.
Como podemos entender tudo isso? Como Jeová e Jesus Cristo podem ser um? Não podemos compreender isso! A natureza de Deus vai muito além de nosso pobre entendimento.
No entanto, o que podemos entender é que a Bíblia declara de forma muito evidente que Jesus Cristo é Deus, apesar de, como Filho, submeter-se ao Pai. (Medite em Filipenses 2:5–11; João 14:8–9; Isaías 9:6.)
Meu amigo Andy falou de “mudar de vida” quando começou a se associar com as Testemunhas de Jeová — elas usam essa expressão em lugar de “converter-se”. Isso porque acreditam em um “Jesus” que não é Deus, que não tem poder para converter o pecador em um santo? Com um salvador que não é divino, o crente não pode aspirar mais do que “mudar de vida”. No entanto, o verdadeiro Salvador, que é Deus, pode regenerar o coração da pessoa que crê nele!
Há quem o considere apenas como uma influência impessoal, mas a Bíblia afirma que “Deus é Espírito” (João 4:24). A Palavra de Deus sempre se refere ao Espírito Santo como uma pessoa, não apenas como influência. Por exemplo: em Atos 5, Pedro se refere diretamente ao Espírito Santo como Deus. No versículo 3, ele pergunta a Ananias: “Por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo”. E acrescenta no versículo seguinte: “Não mentiste aos homens, mas a Deus”. Somente se o Espírito Santo for Deus é possível mentir a Deus mentindo ao Espírito Santo.
Deus não é apenas Pai e Filho, mas também Espírito Santo. Ele está no mundo hoje. Pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, pois é Espírito. Habita de maneira especial nas pessoas arrependidas, as quais se tornam o templo de Deus por meio de seu Espírito Santo! Deus dirige pessoalmente a obra de sua igreja por intermédio de seu Espírito Santo. Ele conforta e aconselha seu povo pelo Espírito Santo. Deus faz tudo isso e muito mais, porque não é apenas Pai e Filho, mas também Espírito Santo (1 Coríntios 12:1–18).
Mais uma vez, busquemos a resposta na Palavra de Deus.
Em Lucas 16, Jesus conta um fato que somente ele, por ser Deus, poderia conhecer. Somente Deus sabe o que acontece no Hades, bem como o que acontece na Terra. Jesus relata que “havia um homem rico” que, por sua vida pecadora, foi para o Hades, “estando em tormentos”. Ele pediu uma gota de água para refrescar a língua, “porque”, disse ele, “estou atormentado nesta chama” (vv. 19, 23, 24).
Essa história não é uma parábola. Note que Jesus nomeia Lázaro, cita palavras ditas por Abraão e diz que “havia um homem”, referindo-se ao rico. Além disso, os detalhes mencionados por Jesus sobre o Hades estão em perfeita harmonia com tudo o mais que a Bíblia ensina sobre o castigo eterno dos incrédulos. Por exemplo: Apocalipse também fala de um “lago de fogo” (caps. 19–20) e diz que “a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite” (14:11). A frase “para todo o sempre” refere-se à eternidade. Mateus 25:41 chama o inferno de “fogo eterno”. Depois de 10.000 “anos” na eternidade, o homem rico no inferno não terá se aproximado um milímetro sequer do fim de seu castigo. Porque a eternidade não tem fim.
Não podemos nem imaginar quão horrível é o lago de fogo, como tampouco entendemos quão horrível é o pecado diante de Deus. Deus é justo. O pecador não arrependido sofrerá o castigo das chamas eternas, porque o pecado é extremamente mal e ofensivo para Deus. O que Deus nos disse sobre esse lugar de tormento, que foi preparado para o diabo e seus anjos (Mateus 25:41), é para evitarmos o pecado pelo poder de Jesus Cristo, e assim evitarmos o castigo do pecador. Aqueles que negam o que a Bíblia afirma fazem de Deus um mentiroso e podem fazer com que outros cometam pecados que não cometeriam se cressem na verdade do castigo eterno.
Andy estava muito convencido de que não existe inferno de tormento eterno até que, certa noite, sonhou que seu pai havia morrido. É que Andy, depois de começar a se reunir com os TJs, convidou o pai para assistir a uma reunião. O pai de Andy nunca “mudou de vida”, mas logo se apegou àqueles ensinamentos de que não há inferno. Portanto, continuou a pecar, mas agora com mais atrevimento, porque tinha a esperança de não ter de sofrer eternamente por seus atos pecaminosos.
No sonho, Andy viu o pai em chamas de fogo eterno. Dali, ele gritava que o filho era o responsável por ele estar lá.
Meu amigo acordou encharcado de suor, mas extremamente aliviado. Havia sido apenas um pesadelo. Seu pai ainda estava vivo!
Andy não mudou de crença por causa desse sonho, mas, devido a ele, resolveu nunca mais incentivar as pessoas a crerem que podem continuar pecando sem sofrer as consequências eternas por isso.
Prezado leitor, não mude de crença ou de vida apenas por causa de um sonho. Não mude nem mesmo por causa do que dizemos neste folheto. Nem mude por causa do que a revista A Sentinela diz nem os seguidores dessa doutrina.
Em vez disso, suplicamos em nome de Deus que seja como os judeus de Bereia, que ouviram a pregação do apóstolo Paulo. A Bíblia diz que eles examinavam “cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (Atos 17:11). Deus considera essas pessoas nobres. Seja nobre! Examine a palavra de Deus para ver se essas coisas são assim. Se encontrar algum ensinamento neste folheto que não seja verdadeiro, por favor, escreva para o endereço da editora. Compare com a Bíblia todos os ensinamentos que você lê ou ouve, independentemente de quem seja o autor. A Palavra de Deus nos exorta: “Examinai tudo. Retende o bem” (1 Tessalonicenses 5:21). E, quando encontrar o ensino que é verdadeiro de acordo com a Bíblia, creia nele e pratique-o!
“Compra a verdade, e não a vendas”
(Provérbios 23:23).
*****
[i] No hebraico, esse nome aparece muitas vezes no Antigo Testamento. Poucas traduções da Bíblia em português mantêm a forma original do nome; a maioria traduz por “Senhor” ou, quando vertem a expressão em hebraico “Adonai Jeová”, por “Senhor Deus”.